Até agora, a diocese já arrecadou mais de 1 milhão de reais pelo PIX. Os recursos provenientes de todo o Brasil vão ajudar famílias e comunidades atingidas pelas enchentes no mês de maio, através de projetos encaminhados pelas próprias paróquias: “por enquanto, estamos repassando 100% do solicitado”, comenta Pe. Leonardo Inácio Pereira. A conta permanece aberta para novas doações.
Vatican News
A comissão formada pela Diocese de Caxias do Sul para gerir os recursos que estão chegando ao fundo para o auxílio e cuidado dos atingidos pelas chuvas e enchentes, via PIX, se reuniu na primeira semana de julho para iniciar a avaliação dos projetos e destinação de valores. As diversas doações vindas das paróquias e comunidades da Diocese e de outras partes do Brasil alcançaram, até agora, a marca de R$ 1.053.000,00.
Ainda em maio a Coordenação de Pastoral, em conjunto com o bispo, Dom José Gislon e a Cáritas Diocesana, se reuniu virtualmente com os padres para que os párocos pudessem constituir comitês paroquiais para visitar os locais atingidos pela situação de calamidade climática nas cidades da Diocese. Esses grupos, posteriormente, devem enviar os projetos com os devidos orçamentos para o encaminhamento dos recursos.
Em vídeo, o coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, agradece pela generosidade do povo de Deus e salienta que a conta permanece aberta para doações via PIX (e-mail) doacoes@diocesedecaxias.org.br. “Estamos em contato com as paróquias que nos encaminharam os projetos, para fazermos o repasse dos recursos para a conta da paróquia, que ficará responsável pela ajuda às famílias atingidas na compra de materiais de construção e eletrodomésticos, além de outros itens que sejam necessários para reconstruírem suas vidas, bem como para ajudar comunidades que perderam tudo”.
Padre Leonardo explica como está acontecendo o trabalho da equipe diocesana. O dinheiro não é dado diretamente às famílias, mas a equipe constituída pela paróquia faz um levantamento e entrega o relatório para o comitê diocesano que, posteriormente, delibera os valores para a paróquia solicitante, que é responsável pelas compras e pagamentos, além da devida prestação de contas. “Pedimos às paróquias que nos encaminhem o formulário para solicitação de recursos. Por enquanto, estamos repassando 100% do solicitado às comunidades e paróquias que nos enviaram o pedido de ajuda às suas famílias”.
Colaboração: Felipe Michelon Padilha – Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul