A ordenação episcopal de dom Ignazio Wu Jianlin foi celebrada nesta quarta-feira (15/10). A nomeação do Papa veio em agosto, ao aprovar a candidatura no âmbito do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China
Vatican News
A ordenação episcopal de dom Ignazio Wu Jianlin foi celebrada nesta quarta-feira, 15 de outubro, na China. Em 11 de agosto, Leão XIV o nomeou bispo auxiliar de Xangai (no município de Xangai, na China), “tendo aprovado a sua candidatura”, como informa a Sala de Imprensa da Santa Sé, “no âmbito do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China”.
As etapas do ministério
O prelado, de 55 anos, estudou Filosofia e Teologia, entre 1991 e 1996, no Seminário de Sheshan, na diocese de Xangai. Em 1997 foi ordenado sacerdote, recebendo o cargo de diretor espiritual do seu seminário e o de vice-pároco da Paróquia de Zhongshan. De 1999 a 2012, exerceu seu ministério como vice-chanceler diocesano e pároco de Qiujiawan. Entre 2013 e 2023, contribuiu para a gestão da diocese durante o período de sede vacante, assumindo posteriormente o cargo de vigário geral.