Na manhã do sábado (11/07/2020), mais de 20 lideranças da Pastoral Afro-Brasileira de 10 dioceses de Minas Gerais se reuniram, virtualmente, para analisar a conjuntura socioeconômica no contexto da pandemia e das eleições municipais 2020. Nossa Diocese foi representada por Gilsa Santos que fez a mística de abertura da reunião e Guilherme Brito (do Conselho Diocesano de Cristãos Leigos e Leigas).
A reunião contou também com a presença de Vera Lopes de São Paulo (SP) – a referência nacional da PAB e Leci Nascimento de Carandaí (MG), atual presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) Regional Leste 2.
Na reunião aconteceram discussões para os encaminhamentos do Encontro Mineiro da Pastoral Afro – EMPAB previsto para 2020, que por conta da pandemia do novo Coronavírus, foi transferido para 2021. A data do encontro será de 08 a 12 de outubro em bonito Horizonte.
A Comissão Estadual da PAB planeja realizar encontros preparatórios em todas as 27 dioceses do estado. Para isso, foi nomeada uma comissão para a elaboração de um subsídio que ajudará na preparação do encontro.
Uma comunicação será enviada a todos os bispos e as articulações continuam no sentido de identificar as lideranças afros nas Arqui/dioceses.
Agradecemos a participação de todos/as. A próxima reunião da Comissão acontecerá no dia 19 de setembro. Sigamos com as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora Aparecida.