Intitulado “Talitha Kum” que, em aramaico, significa: “Menina, eu te digo, levanta-te”, o livro foi lançado no dia 15 de setembro, numa cerimónia que teve lugar no Seminário Propedeutico Bom Pastor, na cidade da Beira (centro de Moçambique), onde o autor é Perfeito dos Estudos (Responsável pela área pedagógica).
Rogério Maduca Júnior – Rádio Pax – Beira
A obra composta por 28 temas cheios de juventude, de Igreja, de mundo e de atualidade, nasceu da constatação do que se assiste no cotidiano, onde o autor verifica um certo aniquilamento do entusiasmo dos que, enquanto jovens, são chamados a renovar e a ser protagonistas de uma Igreja, que não deve fazer envelhecer o rosto de Cristo, paralisando-se no tempo. Intervindo durante o lançamento, o Padre Dávio do Rosário Faife, explicou que com o livro pretende despertar nos jovens um olhar consciente e sem hipocrisia sobre o modo de ser e estar na Igreja.
Ainda de acordo com o Sacerdote, o livro disponibiliza ferramentas que devem ser usadas para reconquistar o entusiasmo tendo Cristo como fundamento, e acrescentou citando o Papa Francisco na exortação apostólica Cristo Vive, que Jesus é jovem entre os jovens, para servir de exemplo aos jovens e consagra-los ao Senhor, por isso é necessário que cada jovem encontre a felicidade de servir a Jesus e aos demais.
A cerimónia do lançamento do Talitha Kum, contou com a presença de Sacerdotes, Religiosos e religiosas, Seminaristas, leigos na sua maioria jovens. Em representação do Arcebispo da Beira, o Padre Sílvio Anovo Vigário geral da Arquidiocese, na sua intervenção destacou a importância do livro.
O Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Dr. Pe. Filipe Sungo também testemunhou a divulgação da obra e sublinhou que a mesma será um instrumento útil na pastoral universitária, pois a mesma cria oportunidades de cruzamento entre a fé e a cultura.
Com mais de 100 páginas, Talitha Kum carrega consigo varias citações bíblicas, citações de documentos eclesiais e de obras pontifícias, a sua concepção foi baseada no método pastoral “ver, julgar e agir”, e foi prefaciada pelo Sacerdote Jesuíta Manuel Ferreira. A presentação da obra que pretende ajudar na pastoral juvenil Católica, foi feita pelo Padre Adelino Fernandes, do Clero da Beira, especialista em assuntos pastorais.
Refira-se que o Padre Dávio do Rosário Faife é Diocesano da Beira e foi ordenado sacerdote no ano de 2019 e a obra Talitha Kum é a segunda por si publicada individualmente, chancelada pela editora Moçambicana Fundza e com apoio da Universidade Católica de Moçambique.