Dona Lili – Uma figura emblemática da cultura caboverdiana

0

Dona Lili foi uma empresária e promotora cultural caboverdiana. Faleceu a 22 de Janeiro de 2022. Dinâmica, generosa e determinada, deixou um vazio no mundo cultural caboverdiano, especialmente do carnaval, sector que promoveu muito. Ficam a esperança e os apelos a que o seu legado seja valorizado e preservado.

Dulce Araújo – Vaticannews

O programa “África em Clave Feminina: música e arte” foi dedicado neste dia 3 de fevereiro 2022 à figura de Maria Alice Freitas dos Santos Fortes, mais conhecida por Dona Lili,  e ao relevante exemplo de liderança, trabalho, dinamismo assim como o amor às pessoas, à cultura e à terra que a caracterizavam. 

Dona Lili destacou-se, de modo particular, na promoção do carnaval, um dos maiores eventos culturais de Cabo Verde – especialmente da cidade de Mindelo –  no empresariado e no activismo social, como se depreende da crónica sobre ela, feita pelo poeta, ensaista e editor, Filinto Elísio, e das considerações do amigo de família, Comandante Pedro Pires, e da sua amiga de infância, Ivone Gomes Lopes da Silva. Ambos enaltecem as suas qualidades e apelam à valorização e preservação do seu relevante legado cultural e humano. 

 

 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui