Nesta sexta-feira (19), um webinário ao vivo vai expor o curso que fará parte da grade curricular do próximo ano acadêmico da Faculdade de Teologia da Universidade Lateranense de Roma. O mestrado foi idealizado por um comitê científico, formado por representantes de várias confissões cristãs, mas responde ao convite feito pelo Papa quando visitou a Lateranense no ano passado: Francisco insistiu sobre a importância do colóquio como um critério educativo.
Vatican News
Um novo trajeto de estudos para formar e favorecer o colóquio ecumênico entre as várias confissões cristãs no espírito daquela “cultura do encontro” tão almejada por Papa Francisco. É o mestrado em “Teologia Inter-religiosa em perspectiva ecumênica e de comunhão”, proposta pela Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma.
Os detalhes sobre o curso, de 2 anos a partir do próximo ano acadêmico que começa no segundo semestre de 2020, serão apresentados durante um webinário. O encontro online e ao vivo está marcado para esta sexta-feira (19), às 18h30 na Itália (13h30 no horário de Brasília), na página da faculdade no Facebook. Será uma oportunidade também de analisar várias perspectivas teológicas confessionais – católica, evangélica e ortodoxa – através da participação de expoentes e estudiosos da área tanto da Itália, como do exterior.
Os detalhes do curso
O mestrado foi idealizado por um comitê científico, coordenado pelo teólogo Giuseppe Lorizio e formado por representantes de várias confissões cristãs. O curso será estruturado em seis módulos: histórico-patrístico, bíblico-fundamental, doutrinal-dogmático, ético-ética, litúrgico-cultual e missionário.
O coordenador explica que o objetivo do mestrado é “educar para uma ‘forma mentis teologica’, capaz de dar uma dimensão científica e didática a uma teologia cristã que constitui o horizonte das diversas igrejas”. O ciclo de estudos, acrescenta o teólogo Lorizio, “será ministrado por professores católicos, ortodoxos e da Reforma das várias igrejas, e irá favorecer sacerdotes e leigos que, se inserindo nas comunidades de origem, vão poder animá-las e servi-las no espírito da ‘cultura do encontro’, proposta pelo ensinamento de Francisco”.
O curso, assim, responde ao convite feito pelo Papa quando visitou a Lateranense em 31 de outubro de 2019. Naquela ocasião, o Pontífice, de fato, insistiu sobre a importância do colóquio feito não somente como uma maneira de viver ou coexistir, mas sobretudo como um critério educativo. Informações e inscrições para o mestrado em Teologia Inter-Religiosa no endereço de e-mail: orientamento@pul.va.
Vatican News – PO