O objetivo do organismo episcopal é ajudar a Igreja na Terra Santa, através de “orações e peregrinações”, mas também graças a uma obra de sensibilização entre os cristãos da região.
Vatican News
Devido à pandemia do Covid-19, o tradicional encontro da Coordenação da Terra Santa (Holy Land Coordination- Hlc), da qual fazem parte os Bispos dos Estados Unidos, União Europeia, Canadá e África do Sul, se realizará online de 16 a 21 de janeiro próximos.
O objetivo do organismo episcopal é ajudar a Igreja da Terra Santa, através de “orações e peregrinações”, mas também graças a uma obra de sensibilização entre os cristãos da região: é o que os Bispos fazem, ao voltar às suas respectivas nações, com seus governos, embaixadores, meios de comunicação e opinião pública.
Geralmente, todos os anos, em janeiro, representantes da Coordenação visitam a Terra Santa. Mas, este ano, devido à emergência do Covid-19, foi obrigada a alterar seu programa: o próximo encontro, – o 21º da sua série, – será realizado online, com várias conferências em streaming, entre 16 e 21 deste mês de janeiro. Está prevista a participação de 15 Bispos, representantes de 11 Conferências episcopais, do mundo inteiro, inclusive a alemã (DBK).
“Este ano – lê-se no site do DBK – o encontro reveste-se de uma importância particular, por causa do Covid-19”. Na verdade, para muitos cristãos, que organizam turismo e peregrinações, a difusão da pandemia representa sérios prejuízos, sobretudo econômicos, para o sustento de muitas famílias.
“Por isso, – diz ainda o site da Conferência Episcopal da Alemanha – a difícil situação política e social complicou ainda mais a vida dos pequenos grupos de cristãos da Terra Santa”. Assim sendo, o encontro da Coordenação, este ano, pretende “trocar informações e tratar sobre novas perspectivas”.
Tomarão parte do encontro online, entre outros, o novo Patriarca latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, e o Núncio Apostólico local, Dom Leopoldo Girelli. Os participantes serão “informados sobre a atual situação na Faixa de Gaza e, com os responsáveis e alunos, conversarão sobre as escolas cristãs na Terra Santa”, sobretudo o contexto educacional em Gaza. “Se a situação pandêmica o permitir, uma delegação de Bispos visitará, pessoalmente, a Terra Santa, de preferência no próximo verão”.
“O encontro internacional de Coordenação da Terra Santa – conclui a nota da Conferência Episcopal Alemã, – pretende fortalecer os cristãos e as Igrejas da Terra Santa em seu compromisso de manter a justiça, a paz e a compreensão entre os povos e comunidades religiosas, e fortalecer seu vínculo com a Igreja Católica”. Os líderes da Coordenação não pedem privilégios para os cristãos, mas dignidade e respeito pelos seus direitos.
A direção do grupo de Coordenação da Terra Santa (HLC) é confiada à Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales. A série de encontros deste organismo teve início no final da década de 1990.
Vatican News Service – IP/MT