Em Cabo Verde, cerca de 80% dos jovens que concluíram tratamento no Centro de Acolhimento e Recuperação de pessoas tóxico- dependentes , “Fazenda da Esperança”, na cidade da Praia, ilha de Santiago, estão bem.
Rádio Nova de Maria – Cabo Verde
A garantia foi dada pelo responsável do Centro, o Padre Ronaldo de Lima. O sacerdote falava no âmbito do quarto aniversário da criação daquela instituição no dia 28 de janeiro findo.
A falta de espaço continua a ser um grande problema que dificulta o acolhimento de mais pessoas. O Numero de pedidos ultrapassa as capacidades de acolhimento naquele centro, admite o Padre Ronaldo Lima.
Neste momento 180 jovens divididos em oito grupos estão a passar por um processo de recuperação.
O Centro “Fazenda da Esperança” é uma iniciativa da Igreja Católica em Cabo Verde na pessoa do Cardeal Dom Arlindo Furtado, Bispo da Diocese de Santiago. O objectivo da Instituição é contribuir para o progresso espiritual da sociedade cabo-verdiana por forma a haver um país humano e racional.
A ideologia do Centro situado em Trindade, na Cidade da Praia, na ilha de Santiago, é baseada na espiritualidade, convivência e trabalho.
Com uma programação restrita devido à pandemia, a comemoração dos quatro anos da sua criação aconteceu com uma Eucaristia presidida por Dom Arlindo Gomes Furtado, concelebrado pelos padres Ronaldo Lima e Cesandro Pires. Participou ainda um número restrito de familiares.