Lectio Divina: Contemplação

0

Contemplação é a luz que brilhou nos seus olhos depois que você terminou a leitura, a meditação e oração. O colírio diário da Leitura Orante faz com que, aos poucos, você comece a ver o mundo e a vida com os olhos de Deus. Comece a assumir a sua própria pobreza e a eliminar no seu modo de pensar tudo aquilo que não é vontade de Deus. É você tomar consciência progressiva de que muita coisa da qual você pensava que fosse fidelidade ao evangelho, na realidade nada mais era do que fidelidade aos próprios interesses e ideais. É mostrar com a vida que o amor de Deus se revela no amor ao próximo; é dizer sempre: “Faça-se em mim segundo a sua Palavra” (Lc 1,38). Contemplação é saborear, desde já, algo do amor de Deus que supera todas as coisas. Aqui você é chamado a responder a seguinte pergunta: O QUE VOU FAZER COM A GRAÇA DE DEUS?

Na contemplação eu passo a ver com o olhar de Cristo. Ver com o olhar de Deus! É perceber a vida com o jeito de Jesus. Sinto que sua Palavra agora está dentro de mim, me renovando e me transformando por completo: “Se alguém está em Cristo é uma nova criatura: as coisas antigas passaram, eis que uma realidade nova apareceu” (2 Cor 5, 17).

A Leitura Orante da Bíblia só servirá se nos ajudar a mudar de vida. “Qual é a conversão da mente, do coração e da vida que o Senhor me pede?” (VD 86) “Há que recordar ainda que a Leitura Orante não está concluída, na sua dinâmica, enquanto não chegar à ação que impele a existência do fiel a doar-se aos outros na caridade. Deve-se evitar o risco de uma abordagem individualista, tendo presente que a Palavra de Deus nos é dada precisamente para construir comunhão, para nos unir na verdade do nosso caminho para Deus. Por isso, o Texto Sagrado deve se abordar sempre na comunhão eclesial, isto é, com todas as testemunhas desta Palavra, a começar dos primeiros Padres até aos Santos de hoje e ao Magistério atual” (VD 87).

A Leitura Orante deve ser essencial na vida do cristão, sobretudo, daquele que anuncia a Palavra de Deus. Por isso, precisamos ser perseverantes na prática da Lectio Divina e fazê-la diariamente. Devo alimentar a minha sede de Deus todos os dias! A cada encontro, uma nova experiência! Mesmo quando não quero fazer a Leitura Orante, devo vencer as minhas resistências internas e reencontrar Deus em sua Palavra. A cada dia serei transformado num discípulo novo que acolhe e pratica a Palavra do Senhor. “Toda manhã Ele faz meus ouvidos ficar atentos para que eu possa ouvir como discípulo” (Is 50,4).

Como é feliz a pessoa que cultiva todo dia a amizade com Jesus, especialmente através da Leitura Orante da Bíblia!

Dom Félix

Fonte: Artigo “A Amizade com Jesus na Palavra e na Eucaristia” (20ª Parte).

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui