Faleceu no dia 12 de novembro de 2021, em Cádis, o P. Gabriel Delgado, protetor dos migrantes que atravessam o estreito de Gibraltar à procura de vida melhor na Europa. Tinha 75 anos e era da Diocese espanhola de Ceuta e Cádis. Um diocesano com espírito scalabriano, como o define o P. Rui Pedro Manuel da Silva que o considera um companheiro de missão e tem fé que a sua obra continue e que ele, como tantos outros, não fique no anonimato.
Dulce Araújo – Vaticannews
Espanhol, o P. Gabriel Delgado foi um dos primeiros a dedicar-se, na região de Ceuta, aos migrantes e refugiados. Deixa uma pedagogia que faz lembrar os ensinamentos do Papa Francisco: proximidade, acolhimento, serviço aos migrantes.
O P. Rui Pedro Manuel da Silva, scalabriano português, conheceu o P. Gabriel Delgado e ficou tocado pelo seu exemplo, dedicação e pela forma como envolveu os leigos nesse espírito de acolhimento e serviço aos migrantes e refugiados.
Presentes há pouco tempo, com uma pequena comunidade, naquela região, os scalabrinianos, esperavam ser introduzidos nessa missão local pelo P. Gabriel Delgado que agora, infelizmente, veio a faltar, mas estão confiantes de que os leigos por ele envolvidos nesse espírito de serviço aos migrantes preencham o vazio por ele deixado e deem continuidade à missão, juntamente com outros membros da Igreja.
Atualmente a trabalhar junto da comunidade lusófona, no Sul do Luxemburgo, o P. Rui Pedro falou também, em entrevista à Rádio Vaticano, dos dois principais desafios que estão a procurar enfrentar neste momento: inserção na comunidade paroquial em fase de renovação e reestruturação e envolver os migrantes nas consultas para o Sínodo, a fim de que se sintam parte do caminho da sinodalidade eclesial que a Igreja está a empreender com todos os cristãos e pessoas de boa vontade.
O P. Rui Pedro Manuel da Silva, scalabrininao, Congregação que está a viver um ano especial do seu fundador, João Baptista Scalabrini, a 25 anos da sua beatificação. Recorde-se que o carisma dos scalabrinianos é a dedicação aos migrantes.