Peru: bispos pedem para preservar 30 de agosto como festa de Santa Rosa de Lima

0

Em carta aberta, os bispos expressam sua preocupação, após tomarem conhecimento do conteúdo do Projeto de Lei n. 2904 de 26 de agosto, o qual estabelece que 30 de agosto será declarado Dia Nacional dos Desaparecidos. A Igreja propõe o dia 28 de agosto para este Dia. Assim, explicam os bispos, se evitaria acrescentar uma celebração paralela à festa de Santa Rosa, entendendo que isto poderia comprometer a celebração de uma expressão da religiosidade popular vivida em todo o teritório peruano

Vatican News

Ouça a reportagem e compartilhe!

Os bispos da Conferência Episcopal Peruana (CEP) pediram ao governo que mantivesse inalterada a celebração de 30 de agosto, data em que os peruanos prestam tradicionalmente homenagem a Santa Rosa de Lima.

Festa de Santa Rosa exalta figura das mulheres do Peru

Em carta aberta dirigida ao presidente Pedro Castillo e à presidente do Congresso Lady Camones, os bispos expressam sua preocupação, após tomarem conhecimento do conteúdo do Projeto de Lei n. 2904 de 26 de agosto, o qual estabelece que 30 de agosto será declarado Dia Nacional das Pessoas Desaparecidas, particularmente durante o período de violência vivido no país andino entre 1980 e 2000.

A este respeito, a direção da Conferência Episcopal Peruana lembra que a festa de Santa Rosa de Lima é “uma celebração radicada” em todo o território nacional e internacional, na qual, em particular, “as mulheres peruanas são exaltadas” através da figura da padroeira.

Proposto 28 de agosto para Dia Nacional dos Desaparecidos

Diante desta situação, a Igreja propõe o dia 28 de agosto como data possível para a instituição do Dia Nacional dos Desaparecidos, mais ainda quando as Organizações de direitos humanos e as vítimas de violência celebraram este evento a cada 28 de agosto, comemorando o dia em que foi entregue o Relatório final da Comissão da Verdade e Reconciliação.

Desta forma, explicam os bispos, se evitaria acrescentar uma celebração paralela à festa de Santa Rosa de Lima, entendendo que isto poderia comprometer a celebração de uma expressão da religiosidade popular vivida em todo o território do Peru.

(com Sir)

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui