O primeiro WACOM foi realizado em Roma em 2008, seguido por Cracóvia em 2011; Bogotá em 2014 e Manila em 2017.
Cidade do Vaticano
Será um verdadeiro “jubileu” para a pequena comunidade católica das Ilhas Samoa, nas remotas ilhas do Pacífico, que dará a oportunidade de ser, por uma semana, o coração da Igreja universal.
De fato, peregrinos, fiéis, sacerdotes e religiosos, juntamente com bispos da Polônia, Alemanha, Lituânia, Nigéria, França, Fiji, Nova Zelândia, Austrália e Ilhas Tonga, estarão reunidos em Apia por ocasião do 5º Congresso Apostólico Mundial sobre a Divina Misericórdia.
O evento chamado WACOM V, organizado pela Arquidiocese de Samoa, realizar-se-á de 10 a 15 de agosto de 2020 e terá como tema: “Divina Misericórdia: um oceano de amor que circunda o mundo inteiro”.
Trata-se de um encontro internacional de milhares de devotos da Divina Misericórdia que se reúnem a cada três anos para promover a devoção a Jesus como Divina Misericórdia na Igreja Católica. O evento, aponta a Igreja local para a Fides, também será uma preciosa oportunidade de evangelização e testemunho da fé.
Na conclusão do Congresso, em 15 de agosto, será realizada uma Missa na sede do Parlamento, durante a qual, além do anúncio da próxima WACOM VI, dois representantes de cada país serão enviados como “Missionários do Mar” e velejarão nas “fautasi”, os típicos barcos samoanos, partindo do porto de Apia.
Por ocasião da WACOM V, a Arquidiocese de Samoa-Apia, fundada em 1850, que atualmente possui 42.000 católicos, disponibilizou um site onde é possível se inscrever e obter informações para um evento que promete ser significativo para toda a comunidade católica nas Ilhas do Pacífico.
O WACOM é promovido por um Conselho formado por 17 cardeais, tendo à frente o cardeal-arcebispo de Viena Christoph Schönborn. O primeiro WACOM foi realizado em Roma em 2008, seguido por Cracóvia em 2011, Bogotá em 2014 e Manila em 2017.
(Com Agência Fides)