Vida em Primeiro Lugar – 28º Grito dos Excluídos e Excluídas

0

O 28º Grito dos Excluídos e Excluídas, com o tema: “Vida em Primeiro Lugar” e lema; “200 anos de (in)dependência. Para quem?” foi realizado na Diocese de Governador Valadares – MG, na manhã do dia 10 de setembro. Diversas pastorais sociais e movimentos populares se encontraram no Mercado Municipal para comemorar a independência do país e questionar: 200 anos de independência para quem, refletindo sobre a nossa história junto com nossa cidade e o nosso país.

Com a animação do grupo cultural “Maracatudo”, o Grito chamou a atenção de quem passava e animava os participantes que caminharam em direção ao Centro. com cartazes estandartes e cantos pastorais. Em três paradas, refletimos as palavras do Papa Francisco, os três T: Terra, Teto e Trabalho, como ele mesmo disse: “…são direitos sagrados. Reivindicar isso não é nada raro, é Doutrina Social da Igreja” (Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o Papa, 2014). Além das faixas, cada um carregava as cruzes partilhadas na 5ª Romaria das Águas e da Terra, entregues em Conceição do Mato Dentro/MG.

Os gritos proclamados na caminhada lembravam a melancólico realidade das vítimas da pandemia, da fome, do alto desemprego, do baixo poder de compra das famílias, do piso salarial dos/as enfermeiros/as, da violência estrutural, do crime da Samarco/Vale/BHP e tantos outros. O Grito seguiu até a praça dos Pioneiros onde foi finalizado com uma celebração acompanhada pelo Pe. Marcos Alves, coordenador do Conselho Diocesano de Pastorais e demais agentes de pastorais. Com o canto do Pai Nosso dos Mártires, elevamos a Deus o nosso clamor contra toda forma de tirania, e reforçamos o compromisso na construção do Reino de fraternidade, da paz e comunhão.

Carlos Santos, CEBs – Fotos: Ana Dalva

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui