Celebrar as festas do Natal, celebrar a solenidade da Sagrada Família, são objectivos desta visita pastoral de Dom Ildo Fortes às paróquias de Nossa Senhora das Dores e de Santo António, afirmou o Bispo de Mindelo.
Rádio Nova de Maria – Cabo Verde
Na ilha do Sal, o prelado de Mindelo deverá ainda orientar uma formação litúrgica aos agentes responsáveis pelo sector da liturgia, como disse em depoimento à Rádio Nota de Maria, emissora cristã de Cabo Verde, antes da sua partida para o Sal.
Uma visita pastoral para além de ser o princípio e fundamento visível da unidade na Igreja particular permite ao Bispo avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização para poder definir melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica.
Para as comunidades que a recebem, a visita é uma graça.
Na semana anterior à sua partida para o Sal, devido às dificuldades de transporte inter-ilhas, o Bispo de Mindelo não pôde presidir as festas de São Nicolau patrono da ilha do mesmo nome, como era seu desejo.