A comunidade eslovaca do Pontifício Instituto e Colégio Eslovaco de Roma organiza neste dia da Festa dos Santos Cirilo e Metódio, co-padroeiros da Europa, uma Santa Missa e procissão de velas na antiga Basílica de São Clemente onde se encontra o túmulo de São Cirilo
Pe. Jozef Bartkovjak S.J.
Nesta segunda-feira (14/02) a Igreja celebra os Santos Cirilo e Metório. Em Roma, a tradicional celebração das nações eslavas na festa dos co-padroeiros da Europa, será realizada na Basílica de São Clemente e presidida este ano por Dom Mario Giordana, ex núncio apostólico na Eslováquia. Depois da Santa Missa será realizada uma procissão de velas e oração no túmulo de São Cirilo, que se encontra na cripta da antiga basílica. A liturgia e a acolhida serão preparadas pela comunidade do Pontifício Instituto e Colégio Eslovaco dos Santos Cirilo e Metódio.
Ano após ano, os membros dos Pontifícios Colégios Eslovacos, Tchecos, Croatas e Eslovenos se revezam na organização da celebração, para a qual são sempre convidados os embaixadores dos diferentes países juntamente com membros de suas comunidades residentes em Roma. A Basílica de São Clemente, que está localizada perto do Pontifício Colégio Irlandês, é administrada por uma comunidade de dominicanos irlandeses. Após uma pausa no ano passado, quando a situação pandêmica impossibilitou a celebração conjunta, este ano a celebração será realizada como de costume, respeitando as normas sanitárias; os aspectos organizacionais serão tratados pelo Pontifício Instituto Eslovaco de Santos Cirilo e Metódio e pelo Colégio homônimo.
Há 70 anos, um altar eslovaco sobre o túmulo de São Cirilo
Este ano também apresenta a ocasião para comemorar os 70 anos da colocação de um símbolo eslovaco neste lugar sagrado: o altar de mármore sobre o túmulo de São Cirilo que foi construído e abençoado há setenta anos (em 5 de junho de 1952), como documentado pela inscrição em latim: IN HONOREM SANCTI CYRILLI FILII NATIONIS SLOVACAE DEDICARUNT AD 1952 (Em homenagem a São Cirilo, dedicado pelos filhos da nação eslovaca no ano de nosso Senhor 1952). O trabalho foi iniciado e financiado pelos eslovacos americanos unidos na Federação de Católicos Eslovacos nos EUA e Canadá.
Segundo informações recebidas do reitor do Pontifício Colégio Eslovaco, o padre Pavol Zvara, para a celebração deste ano são esperados 15 embaixadores, alguns reitores, assim como o representante permanente da Santa Sé junto à Organização Internacional do Turismo, Dom Maurizio Bravi, juntamente com os membros da missão diplomática da União Europeia junto à Santa Sé. Também estará presente a delegação da região de Zlín (República Tcheca) com seu presidente Radim Holis, membros do parlamento regional e também membros da Associação Européia e Cultural do Caminho dos Santos Cirilo e Metódio.
Festa titular no Pontifício Instituto Eslovaco
No Pontifício Instituto e Colégio dos Santos Cirilo e Metódio da Eslováquia, a festa titular da igreja do Instituto, a primeira igreja construída e dedicada aos Santos Cirilo e Metódio no território do município de Roma, já foi celebrada alguns dias atrás. No sábado, 12 de fevereiro, o Pe. Marek Durlák, oficial da Congregação para as Igrejas Orientais, presidiu uma solene celebração eucarística; entre os presentes estavam o Cardeal Jozef Tomko, Prefeito Emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos, juntamente com Marek Lisánsky e Václav Kolaja, respectivamente Embaixadores junto à Santa Sé da República Eslovaca e da República Tcheca. Na mesma ocasião, foi inaugurada uma exposição de arte com uma coleção de quadros com temas espirituais do padre Peter Girašek, jesuíta eslovaco.